6 DICAS PARA SEU FILHO COMER MELHOR
Seu filho tem dificuldade em comer? Come pouco ou se recusa a comer?
Aqui estão 6 maneiras de deixar a alimentação mais interessante e atrativa, criando bons momentos.
Seu filho tem dificuldade em comer? Come pouco ou se recusa a comer?
Aqui estão 6 maneiras de deixar a alimentação mais interessante e atrativa, criando bons momentos.
Tente fazer as refeições nos mesmos horários (ou semelhantes). Estabelecer uma rotina ajuda a prever qual a próxima refeição. Isso faz com que a criança saiba que aquele horário é reservado para a refeição e ajuda a perceber e entender seus sinais de fome e saciedade.
Deixe a criança interagir com os alimentos, desde a compra e preparo, até o momento da refeição. Essa interação aumenta o interesse pelos alimentos e faz com que a criança se sinta parte importante daquele momento.
A criança precisa sentir que o momento da refeição é agradável e satisfatório. Dessa forma, podemos fazer com que ela crie memórias positivas. Tente fazer as refeições à mesa, em família e em ambiente tranquilo. Caso a rotina não peremita realizar todas as refeições à mesa, escolha ao menos uma e inicie essa prática.
Mudar a apresentação do prato ou o modo de preparo dos alimentos pode aumentar a aceitação da criança. Você pode apresentar o mesmo alimento de diferentes maneiras, usando toda a sua criatividade.
O responsável da criança é a pessoa que ela mais confia. Sendo assim, se você não demonstra uma atitude positiva frente aquele alimento, a criança não perderá o medo de prová-lo. Não trate alimentos com nojo ou sentimentos negativos.
Momentos lúdicos podem ajudar a criar maior interesse pelos alimentos. Crie histórias, música e brincadeiras que envolvam a alimentação. Você pode incluir personagens que a criança já conheça ou relacionados com algum alimento.